在哪里学葡萄牙语自学比较好

  导读:葡萄牙语专业选择什么大学好?2017年哪些大学的葡萄牙语专业好?
  葡萄牙语专业:葡萄牙语专业培养具有扎实的葡萄牙语语言基础和比较广泛的科学文化知识,能在外事、经贸、文化、新闻出版、教育、科研、旅游等部门从事翻译、研究、教学、管理工作的葡萄牙语高级专门人才。据科教网数据显示,2017年葡萄牙语专业可以选择以下10所大学:
2017葡萄牙语专业大学推荐
他们喜欢的
招生考试网泰州-学习葡萄牙语的秘诀在哪里?,葡萄牙语课程班-编号:d58c
求学快递网是国内领先的B2M2C教育培训网上信息平台!【/】
您当前的位置:>>>>>>>>正文
您的姓名:
您的电话:
我的留言:
学习葡萄牙语的秘诀在哪里?
培训费用:面议优惠价:面议
开课日期:随到随学/常年招生
更新日期:
授课方式:业余班
授课学校:
上课地点:人民中路123号银辉摩天360大厦1705
信息来源:&&人气度:
免费报名电话:
招生老师:孙老师
注册时间:
所在地区:泰州
人气:21¥面议
人气:20¥面议
人气:27¥面议
人气:23¥面议
人气:24¥面议
人气:293¥面议
人气:233¥面议
人气:249¥面议
人气:349¥面议
人气:311¥面议
同学们好,欢迎前来咨询!
版权所有 CopyRight
粤ICP备号 , Inc. All Rights Reserved 投诉建议请发邮件到
VIP咨询、城市加盟、广告位购买 请拔打电话:(李老师)(高老师)
本站所有课程均为网民自行发布,报名时请自行核查课程真实性,谨防上当受骗,举报邮件。
让我们携手共同为中国教育事业的发展做出更多的贡献无偿为学习者与教育者搭建免费资源共享信息发布平台
,免费招生信息,本站所有资源均来源于各网友上传分享,如果涉及任何版权方面的问题,请与本站联系,详见当前位置: >>
葡萄牙语日常用语 1 [一]人称 1 [um] Pessoas 我 eeu 我和你 e- e t- / e- e v--eu e tu / eu e você(am.) 我们两人 / 俩 n-- d--nó dois s 他 e-ele 他和她 e-- e e-ele e ela 他们两人 / 俩 e--- d--- / e--- d--eles dois / elas duas
男人 o h---o homem 女人 a m----a mulher 孩子 a c-----a crian? a 一个家庭 u-- f-----uma famí lia 我的家庭 / 我的家人 a m---- f-----a minha famí lia 我的家庭在这里 。 A m---- f------ e--- a---. A minha famí estáaqui. lia 我在这里。 E- e---- a---. Eu estou aqui. 你在这里。 V--- e--- a---. Vocêestáaqui. 他在这里和她在这里。 E-- e--- a--- e e-- e--- a---. Ele estáaqui e ela estáaqui. 我们在这里。 N-- e------ a---. Nó estamos aqui. s 你们在这里。 V---- e---- a---. Você est? aqui. s o 他们都在这里。 E--- t---- e---- a---. Eles todos est? aqui. o 2 [二]家庭 2 [dois] Famí lia 祖父 / 外祖父 o a-o av? 祖母 / 外祖母 a a-a avó 他和她 e-- e e-ele e ela 父亲 o p-o pai 母亲 a m-a m? e 他和她 e-- e e-- ele e ela 儿子 o f---o filho 女儿 a f---a filha 他和她 e-- e e-ele e ela 哥哥 / 弟弟 o i---o irm? o 姐姐 / 妹妹 a i--a irm? 他和她 e-- e e-ele e ela 叔叔 / 伯父 / 叔父 / 舅父 / 姑父 o t-o tio 阿姨 / 婶婶 / 舅妈 / 姨妈 / 姑妈 a t-a tia 他和她 e-- e e-ele e ela 我们是一个家庭 / 我们是一家人。 N-- s---- u-- f------.Nó somos uma s famí lia. 这是个不小的家庭。 A f------ n-- ép------. A famí n? épequena. lia o 这是一个大家庭。 A f------ ég-----. A famí égrande. lia 3 [三]认识,相识 3 [trê s] Conhecer 你好 / 喂! O--! / A--! Olá / Al? (am.) ! ! 你好! B-- d--! Bom dia! 你好吗 / 最近怎么样?(用于问候) C--- v--? Como vai? 您来自欧洲吗? V--- éd- E-----? Vocêéda Europa? 您来自美国吗? / 您从美洲来吗? V--- éd- A------? Vocêéda Amé rica? 您来自亚洲吗? V--- éd- ?---? Vocêéda ?sia? 您住在哪一个宾馆? E- q-- h---- v---? Em que hotel (você vive? ) 您在这里已经多久了? H- q----- t---- j- c- e--- / e--- a--Háquanto tempo jácáestá/ estáaqui (am.)? 您要停留多久? Q----- t---- f---? Quanto tempo fica? 您喜欢这里吗? G---- d---- a---? Gosta disto aqui? 您在这里度假吗? E--- a p----- / p------- f----- a---? Estáa passar / passando (am.) fé aqui? rias 欢迎您到我这儿来! V-------- u- d--! Visite-me um dia! 这是我的住址。 A--- e--- a m---- m-----. Aqui estáa minha morada. 我们明天见面吗? V------- a-----? Vemo-nos amanh? ? 我很抱歉, 我已有安排了。 L------, m-- j- t---- p-----. Lamento, mas játenho planos. 再见! A----! / T----! Adeus! / Tchau! (am.) 再见! A-- áp------! Atéápró xima! 一会儿见! A-- b----! Atébreve! 4 [四]在学校里 4 [quatro] Na escola 我们在哪里? O--- e------? Onde estamos? 我们在学校里。 N-- e------ n- e-----. Nó estamos na escola. s 我们在上课。 N-- t---- a----. Nó temos aulas. s 这些是学生。 E---- s-- o- a-----. Estes s? os alunos. o 这是女老师。 E--- éa p---------. Esta éa professora. 这是班级 / 教室。 E--- éa t----. Esta éa turma. 我们做什么? O q-- f------? O que fazemos? 我们学习。 N-- a---------. Nó aprendemos. s 我们学习一门语言。 N-- a--------- u-- l-----. Nó aprendemos uma lí s ngua. 我学习英语。 E- a------ i-----. Eu aprendo inglê s. 你学习西班牙语。 V--- a------ e-------. Vocêaprende espanhol. 他学习德语。 E-- a------ a-----. Ele aprende alem? o. 我们学习法语。 N-- a--------- f------. Nó aprendemos francê s s. 你们学习意大利语。 V---- a------- i-------. Você aprendem italiano. s 他们学习俄语。 E--- / e--- a------- r----. Eles / elas aprendem russo. 学习语言是很有趣的。 A------- l------ ém---- i-----------.Aprender lí nguas émuito interessante. 我们要理解 / 听懂人们(讲话)。 N-- q------- e------- p------. Nó queremos entender pessoas. s 我们想和人们说话 / 交谈。 N-- q------- f---- c-- p------.Nó queremos s falar com pessoas. 5 [五]国家和语言 5 [cinco] Paí e lí ses nguas 约翰来自伦敦的。 J--- éd- L------. Jo? éde Londres. o 伦敦位于大不列颠。 L------ f--- n- G-----------. Londres fica na Gr? -Bretanha. 他讲英语。 E-- f--- i-----. Ele fala inglê s. 玛丽亚来自马德里。 M---- éd- M-----. Maria éde Madrid. 马德里位于西班牙。 M----- f--- n- E------. Madrid fica na Espanha. 她讲西班牙语。 Ela fala espanhol. 彼得和马耳塔来自柏林 。 P---- e M---- s-- d- B-----. Pedro e Marta s? de Berlim. o 柏林位于德国。 B----- f--- n- A-------. Berlim fica na Alemanha. 你们两个都说德语吗? V---- d--- f---- a-----? Você dois falam alem? s o? 伦敦是一个首都。 L------ éu-- c------. Londres éuma capital. 马德里和柏林也都是首都。 M----- e B----- t----- s-- c-------. Madrid e Berlim també s? capitais. m o 首都都是又大又吵的。 A- c------- s-- g------ e b----------. As capitais s? grandes e barulhentas. o 法国位于欧洲。 A F----- f--- n- E-----. A Fran? fica na Europa. a 埃及位于非洲。 O E----- f--- n- ?-----. O Egipto fica na ?frica. 日本位于亚洲。 O J---- f--- n- ?---. E-- f--- e-------. O Jap? fica na ?sia. o 加拿大位于北美洲。 O C----- f--- n- A------ d- N----. O Canadáfica na Amé do Norte. rica 巴拿马位于中美洲。 O P----- f--- n- A------ C------. O Panamáfica na Amé Central. rica 巴西位于南美洲。 O B----- f--- n- A------ d- S--. O Brasil fica na Amé do Sul. rica 6 [六]读与写 / 读写 6 [seis] Ler e escrever 我读。 E- l---. Eu leio. 我读一个字母。 E- l--- u-- l----. Eu leio uma letra. 我读一个字。 E- l--- u-- p------. Eu leio uma palavra. 我读一个句子。 E- l--- u-- f----. Eu leio uma frase. 我读一封信。 E- l--- u-- c----. Eu leio uma carta. 我读一本书。 E- l--- u- l----. Eu leio um livro. 我读。 E- l---. Eu leio. 你读。 V--- l-. Vocêlê . 他读。 E-- l-. Ele lê . 我写字。 E- e------. Eu escrevo. 我写一个字母。 E- e------ u-- l----. Eu escrevo uma letra. 我写一个字。 E- e------ u-- p------. Eu escrevo uma palavra. 我写一个句子。 E- e------ u-- f----. Eu escrevo uma frase. 我写一封信。 E- e------ u-- c----. Eu escrevo uma carta. 我写一本书。 E- e------ u- l----. Eu escrevo um livro. 我写字。 E- e------. Eu escrevo. 你写字。 V--- e------. Vocêescreve. 他写字。 E-- e------. Ele escreve. 7 [七]数(复数) 7 [sete] Nú meros 我数数: E- c----: Eu conto: 一, 二, 三 u-, d---, t--um, dois, trê s 我数到三。 E- c---- a-- t---. Eu conto atétrê s. 我继续数数: E- c------- a c----- / c------Eu continuo a contar / contando (am.): 四, 五, 六 q-----, c----, s--quatro, cinco, seis 七, 八, 九 s---, o---, n--sete, oito, nove 我数数。 E- c----. Eu conto. 你数数。 V--- c----. 。 Vocêconta. 他数数。 E-- c----. Ele conta. 一, 第一 U-. O p------- / a p-------. Um. O primeiro / a primeira. 二, 第二 D---. O s------ / a s------. Dois. O segundo / a segunda. 三, 第三 T---. O t------- / a t-------. Trê O terceiro / a terceira. s. 四, 第四 Q-----. O q----- / a q-----. Quatro. O quarto / a quarta. 五, 第五 C----. O q----- / a q-----. Cinco. O quinto / a quinta. 六, 第六 S---. O s---- / a s----. Seis. O sexto / a sexta. 七, 第七 S---. O s----- / a s-----. Sete. O sé timo / a sé tima. 八, 第八 O---. O o----- / a o-----. Oito. O oitavo / a oitava. 九, 第九 N---. O n--- / a n---. Nove. O nono / a nona. 8 [八]时刻(复数) 8 [oito] A hora 对不起! D-------! Desculpe! 请问, 现在几点了? Q-- h---- s-- p-- f----? Que horas s? por favor? o 非常感谢! M--------- o------- / o-------. Muití ssimo obrigado / obrigada. 现在一点。 ? u-- h---. ? uma hora. 现在二点。 S-- d--- h----. S? duas horas. o 现在三点。 S-- t--- h----. S? trê horas. o s 现在四点。 S-- q----- h----. S? quatro horas. o 现在五点。 S-- c---- h----. S? cinco horas. o 现在六点。 S-- s--- h----. S? seis horas. o 现在七点。 S-- s--- h----. S? sete horas. o 现在八点。 S-- o--- h----. S? oito horas. o 现在九点。 S-- n--- h----. S? nove horas. o 现在十点。 S-- d-- h----. S? dez horas. o 现在十一点。 S-- o--- h----. S? onze horas. o 现在十二点。 S-- d--- h----. S? doze horas. o 一分钟有六十秒。 U- m----- t-- s------- s-------. Um minuto tem sessenta segundos. 一个小时有六十分钟。 U-- h--- t-- s------- m------. Uma hora tem sessenta minutos. 一天有二十四个小时。 U- d-- t-- v---- e q----- h----. Um dia tem vinte e quatro horas. 9 [九]一周的七天 9 [nove] Dias de semana 星期一 a s-----------a segunda-feira 星期二 a t---------a ter? a-feira 星期三 a q----------a quarta-feira 星期四 a q----------a quinta-feira 星期五 a s---------a sexta-feira 星期六 o s----o sá bado 星期日 / 天 o d-----o domingo 周 / 星期 / 礼拜 a s----a semana 从周一到周日 / 从星期一到星期天 d- s------------ a d-----da segunda-feira a domingo 第一天是星期一。 O p------- d-- éa s------------. O primeiro dia éa segunda-feira. 第二天是星期二。 O s------ d-- éa t----------. O segundo dia éa ter? a-feira. 第三天是星期三。 O t------- d-- éa q-----------. O terceiro dia éa quarta-feira. 第四天是星期四。 O q----- d-- éa q-----------. O quarto dia éa quinta-feira. 第五天是星期五。 O q----- d-- éa s----------. O quinto dia éa sexta-feira. 第六天是星期六。 O s---- d-- éo s-----. O sexto dia éo sá bado. 第七天是星期天。 O s----- d-- éo d------. O sé timo dia éo domingo. 一个星期有七天。 A s----- t-- s--- d---. A semana tem sete dias. 我们只工作五天。 S- t---------- c---- d---. Sótrabalhamos cinco dias. 10 [十]昨天 C 今天 C 明天 10 [dez] Ontem C hoje C amanh? 昨天是星期六。 O---- f-- s-----. Ontem foi sá bado. 我昨天去看电影了。 O---- e----- n- c-----. Ontem estive no cinema. 电影很有趣 / 有意思。 O f---- f-- i-----------. O filme foi interessante. 今天是星期天。 H--- éd------. Hoje édomingo. 今天我不工作。 H--- n-- t-------. Hoje n? trabalho. o 我呆在家里。 E- f--- e- c---. Eu fico em casa. 明天是星期一。 A----- és------------. Amanh?ésegunda-feira. 明天我还要工作。 A----- v---- a t--------. Amanh?volto a trabalhar. 我在办公室工作。 E- t------- n- e---------. Eu trabalho no escritó rio. 这是谁? Q--- ée---? Quem éeste? 这是彼得。 E--- éo P----. Este éo Pedro. 彼得是大学生。 P---- ée--------. Pedro éestudante. 这是谁啊? Q--- é ? Quem é ? 这是马耳塔。 ? a M----. ? a Marta. 马耳塔是女秘书。 M---- és---------. Marta ésecretá ria. 彼得和马耳塔是朋友。 P---- e M---- s-- a-----. Pedro e Marta s? amigos. o 彼得是马耳塔的男朋友。 P---- éo a---- d- M----. Pedro éo amigo da Marta. 马耳塔是彼特的女朋友。 M---- éa a---- d- P----. Marta éa amiga do Pedro. 11 [十一]月(复数) 11 [onze] Meses 一月 J-----Janeiro 二月 F-------Fevereiro 三月 M---Mar? o 四月 A---Abril 五月 M--Maio 六月 J---- Junho 这是六个月。 I--- s-- s--- m----. Isto s? seis meses. o 一月, 二月, 三月, J------, F--------, M----, Janeiro, Fevereiro, Mar? o, 四月, 五月和六月 A----, M---, J----. Abril, Maio, Junho. 七月 J---Julho 八月 A----Agosto 九月 S------Setembro 十月 O-----Outubro 十一月 N------Novembro 十二月 D------Dezembro 这也是六个月。 I--- t----- s-- s--- m----. Isto també s? seis meses. m o 七月, 八月, 九月 J----, A-----, S------Julho, Agosto, Setembro 十月, 十一月和十二月 O------, N------- e D-------. Outubro, Novembro e Dezembro. 12 [十二]饮料 12 [doze] Bebidas 我喝茶。 E- b--- c--. Eu bebo chá . 我喝咖啡。 E- b--- c---. Eu bebo café . 我喝矿泉水。 E- b--- á m------. --Eu bebo á mineral. gua 你喝加柠檬的茶吗? V--- b--- c-- c-- l----? Vocêbebe chácom lim? o? 你喝加糖的咖啡吗? V--- b--- c--- c-- a-----? Vocêbebe cafécom a? car? ú 你喝不喝加冰的水? V--- b--- á c-- g---? --Vocêbebe á com gelo? gua 这里有一个聚会。 A--- h- u-- f----. Aqui háuma festa. 人们喝香槟酒。 A- p------ b---- e--------. As pessoas bebem espumante. 人们喝葡萄酒和啤酒。 A- p------ b---- v---- e c------. As pessoas bebem vinho e cerveja. 你喝酒吗? V--- b--- / B---- á -----? Vocêbebe (am.) / Bebes á lcool? 你喝威士忌吗? V--- b--- / B---- u-----? Vocêbebe (am.) / Bebes uí sque? 你喝可乐加朗姆酒吗? V--- b--- / B---- C--- C--- c-- r--? Vocêbebe (am.) / Bebes Coca Cola com rum? 我不喜欢喝香槟酒。 E- n-- g---- d- e--------. Eu n? gosto de espumante. o 我不喜欢喝葡萄酒。 E- n-- g---- d- v----. Eu n? gosto de vinho. o 我不喜欢喝啤酒。 E- n-- g---- d- c------. Eu n? gosto de cerveja. o 这个婴儿喜欢喝牛奶。 O b--- / b--- g---- d- l----. O bebé/ bebê(am.) gosta de leite. 这个小孩喜欢喝热巧克力和苹果汁。 A c------ g---- d- c-------- e s--- dm---. A crian? gosta de chocolate e sumo de ma? . a ? 这个女人喜欢喝橙汁和葡萄柚汁。 A m----- g---- d- s--- d- l------ e ds--- d- t------. A mulher gosta de sumo de laranja e de sumo de toranja. 13 [十三]工作, 活动(复数) 13 [treze] Actividades / Atividades (am.) 马耳塔是做什么工作的? O q-- f-- a M----? O que faz a Marta? 她在办公室工作。 E-- t------- n- e---------. Ela trabalha no escritó rio. 她用计算机工作。 E-- t------- n- c---------. Ela trabalha no computador. 马耳塔在哪里? O--- e--- M----? Onde estáMarta? 在电影院里。 N- c-----. No cinema. 她在看电影。 E-- v- u- f----. Ela vêum filme. 彼德是做什么工作的? O q-- f-- P----? O que faz Pedro? 他上大学。 E-- e----- n- u-----------. Ele estuda na universidade. 他在大学学语言。 E-- e----- l------. Ele estuda lí nguas. 彼得在哪里? O--- e--- o P----? Onde estáo Pedro? 在咖啡馆 N- c---. No café . 他在喝咖啡。 E-- b--- c---. Ele bebe café . 他们喜欢去哪儿? P--- o--- e--- g----- d- i-? Para onde eles gostam de ir? 去听音乐会。 A- c-------. Ao concerto. 他们喜欢听音乐。 E--- g----- d- o---- m-----. Eles gostam de ouvir mú sica. 他们不喜欢去哪儿? P--- o--- e--- n-- g----- d- i-? Para onde eles n? gostam de ir? o 去迪斯科舞厅。 ? d--------. ? discoteca. 他们不喜欢跳舞。 E--- n-- g----- d- d-----. Eles n? gostam de dan? o ar. 14 [十四]颜色(复数) 14 [catorze] Cores 雪是白色的。 A n--- éb-----. A neve ébranca. 太阳是黄色的。 O s-- éa------. O sol éamarelo. 橙子是橙色的。 A l------ éd- c-------------. A laranja éde cor-de-laranja. 樱桃是红色的。 A c----- év-------. A cereja évermelha. 天空是蓝色的。 O c-- éa---. O cé éazul. u 草是绿色的。 A r---- / g---- év----. A relva / grama (am.) éverde. 土地是棕色的。 A t---- éc------- / m----A terra écastanha / marrom (am.). 云是灰色的。 A n---- éc-------. A nuvem écinzenta. 车胎是黑色的。 O- p---- s-- p-----. Os pneus s? pretos. o 雪是什么颜色的? 白色的。 D- q-- c-- éa n---? B-----. De que cor éa neve? Branca. 太阳是什么颜色的? 黄色。 D- q-- c-- éo s--? A------. De que cor éo sol? Amarelo. 橙子是什么颜色的? 橙色。 D- q-- c-- éa l------? C-------------. De que cor éa laranja? Cor-de-laranja. 樱桃是什么颜色的? 红色。 D- q-- c-- éa c-----? V-------. De que cor éa cereja? Vermelha. 天空是什么颜色的? 蓝色。 D- q-- c-- éo c--? A---. De que cor éo cé Azul. u? 草是什么颜色的? 绿色。 D- q-- c-- éa r---- / g---- V----. De que cor éa relva / grama (am.)? Verde. 土地是什么颜色的? 棕色。 D- q-- c-- éa t----? C------- / M-----. De que cor éa terra? Castanha / Marrom. (am.) 云是什么颜色的? 灰色。 D- q-- c-- éa n----? C-------. De que cor éa nuvem? Cinzenta. 车胎是什么颜色的?黑色。 D- q-- c-- s-- o- p----? P-----. De que cor s? os pneus? Pretos. o 15 [十五]水果和食品 15 [quinze] Frutas e alimentos 我有一个草莓。 E- t---- u- m------. Eu tenho um morango. 我有一个猕猴桃和一个甜瓜 。 E- t---- u- k--- e u- m----. Eu tenho um kiwi e um mel? o. 我有一个橙子和一个葡萄柚。 E- t---- u-- l------ e u-- t------. Eu tenho uma laranja e uma toranja. 我有一个苹果和一个芒果。 E- t---- u-- m--- e u-- m----. Eu tenho uma ma? e uma manga. ? 我有一个香蕉和一个菠萝。 E- t---- u-- b----- e u-- a----- / u- a------ .. Eu tenho uma banana e uma ananá / um abacaxi (am.) . s 我做一个水果色拉。 E- f--- u-- s----- d- f-----. Eu fa? uma salada de frutas. o 我吃一个烤面包。 E- c--- u-- t------. Eu como uma torrada. 我吃一个加黄油的烤面包。 E- c--- u-- t------ c-- m-------. (复数) Eu como uma torrada com manteiga. 我吃一个加黄油和果酱的烤面包。 E- c--- u-- t------ c-- m------- e d---. Eu como uma torrada com manteiga e doce. 我吃一个三明治。 E- c--- u-- s----- / u- s-------Eu como uma sandes / um sanduiche (am.). 我吃一个加植物黄油的三明治。 E- c--- u-- s----- / u- s-------- c-m--------. Eu como uma sandes / um sanduiche (am.) com margarina. 我吃一个加植物黄油和西红柿的三明治。 E- c--- u-- s----- / u- s-------c-- m-------- e t-----. Eu como uma sandes / um sanduiche (am.) com margarina e tomate. 我们需要面包和大米。 N-- p--------- d- p-- e a----. Nó precisamos de p? e arroz. s o 我们需要鱼和一些肉排。 N-- p--------- d- p---- e b----. Nó precisamos de peixe e bifes. s 我们需要比萨饼和意大利面条。 N-- p--------- d- p---- e e---------. Nó precisamos de pizza e esparguete. s 我们还需要什么? D- q-- éq-- p--------- m---? De que éque precisamos mais? 我们需要一些胡萝卜和一些西红柿来熬汤。 N-- p--------- d- c------- e t------ p--- a s---. Nó precisamos de cenouras e tomates para a sopa. s 哪里有超市? O--- h- u- s-----------? Onde háum supermercado? 16 [十六]四季和天气 16 [dezasseis / dezesseis (am.) ] Esta? es do ano e tempo ? 这是一年中的四季: E---- s-- a- e------- d- a--: Estas s? as esta? es do ano: o ? 春天, 夏天 A P--------, o V----, A Primavera, o Ver? o, 秋天和冬天 o O-----, o I------. o Outono, o Inverno. 夏天很热。 O V---- éq-----. O Ver? équente. o 夏天总是出太阳。 N- V---- f-- s--. No Ver? faz sol. o 夏天我们喜欢去散步。 N- V---- g------- d- p------. No Ver? gostamos de passear. o 冬天很冷。 O I------ éf---. O Inverno éfrio. 冬天下雪或下雨。 N- I------ n--- o- c----. No Inverno neva ou chove. 冬天我们喜欢呆在家里。 N- I------ g------- d- f---- e- c---. No Inverno gostamos de ficar em casa. 天气很冷 E--- f---. Estáfrio. 天在下雨 E--- a c----- / c------Estáa chover / chovendo (am.). 有风。 E--- v---- / v------Estávento / ventando (am.). 天暖和。 E--- c----. Estácalor. 阳光灿烂的天气。 E--- s--. Estásol. 天气晴朗。 E--- b-- t----. Estábom tempo. 今天天气怎么样? C--- e--- o t---- h---? Como estáo tempo hoje? 今天天气很冷。 H--- e--- f---. Hoje estáfrio. 今天天气暖和。 H--- e--- c----. Hoje estácalor. 17 [十七]房子里 17 [dezassete / dezessete (am.)] Em casa 这儿是我们的房子。 A--- e--- a n---- c---. Aqui estáa nossa casa. 上面是屋顶。 E- c--- e--- o t------. Em cima estáo telhado. 下面是地下室。 E- b---- e--- o p----. Em baixo estáo por? o. 这座房子后面有一个花园。 A---- d- c--- h- u- q------. Atrá da casa háum quintal. s 这座房子前面没有街道。 ? f----- d- c--- n-- h- n------ e------. ? frente da casa n? hánenhuma estrada. o 房子旁边有树丛。 A- l--- d- c--- h- á ------. Ao lado da casa háá rvores. 这里是我的住房。 A--- e--- o m-- a----------. Aqui estáo meu apartamento. 这里是厨房和卫生间。 A--- éa c------ e a c--- d- b---- / o b------- Aqui éa cozinha e a casa de banho / o banheiro (am.). 那里是客厅和卧室。 A-- e---- a s--- d- e---- e o q----- d- d-----. Ali est? a sala de estar e o quarto de dormir. o 大门已经锁上了。 A p---- d- c--- e--- f------. A porta da casa estáfechada. 但是窗户都开着。 M-- a- j------ e---- a------. Mas as janelas est? abertas. o 今天天气很热。 H--- e--- c----. Hoje estácalor. 我们到客厅去。 N-- v---- p--- a s--- d- e----. Nó vamos para a sala de estar. s 那里是沙发和扶手椅。 A-- h- u- s--- e u-- p-------. Ali háum sofáe uma poltrona. 请坐! S-------! Sente-se! 我的电脑在那里。 A-- e--- o m-- c---------. Ali estáo meu computador. 我的立体声设备在那里。 A-- e--- o m-- a------- d- s--. Ali estáo meu aparelho de som. 这个电视机是全新的。 A t-------- én---. A televis? énova. o 18 [十八]打扫房子 18 [dezoito] Limpeza da casa 今天是星期六。 H--- éS-----. Hoje éSá bado. 今天我们有时间。 H--- t---- t----. Hoje temos tempo. 今天我们打扫房子。 H--- v---- l----- a c---. Hoje vamos limpar a casa. 我打扫卫生间。 E- l---- a c--- d- b---- / o b------Eu limpo a casa de banho / o banheiro (am.). 我的丈夫洗气车。 O m-- m----- l--- o c----. O meu marido lava o carro. 孩子们擦自行车。 A- c------- l---- a- b---------. As crian? lavam as bicicletas. as 奶奶 / 姥姥浇花。 祖母 / 外祖母 A a-- r--- a- f-----. A avórega as flores. 孩子们收拾他们的房间。 A- c------- a------ o q----- d-- c-------. As crian? arrumam o quarto das crian? as as. 我丈夫整理他的写字台。 O m-- m----- a----- a s-- s--------- / o e--------O meu marido arruma a sua secretá / o escritó (am.). ria rio 我把脏衣服放进洗衣机里。 E- p---- a r---- n- m------ d- l----. Eu ponho a roupa na má quina de lavar. 我晾衣服。 E- e------ a r----. Eu estendo a roupa. 我熨衣服。 E- p---- a r----. Eu passo a roupa. 窗户脏了。 A- j------ e---- s----. As janelas est? sujas. o 地板脏了。 O c--- e--- s---. O ch? estásujo. o 餐具脏了。 A l---- e--- s---. A lou? estásuja. a 谁擦窗户? Q--- l---- o- v-----? Quem limpa os vidros? 谁吸尘? Q--- a-----? Quem aspira? 谁刷餐具? Q--- l--- a l----? Quem lava a lou? a? 19 [十九]在厨房 19 [dezanove / dezenove (am.)] Na cozinha 你有一套新的厨房设备吗? T--- / V--- t-- u-- c------ n---? Tens / Vocêtem (am.) uma cozinha nova? 你今天想做点什么?(这里指做饭) Q-- q----- / O q-- v--- q--- c------h---?Que queres / O que vocêquer (am.) cozinhar hoje? 你做饭是用电炉还是用煤气? C------- / V--- c------ c-- u- f---- e------- oc-- u- f---- a g--? Cozinhas / Vocêcozinha (am.) com um fog? elé o trico ou com um fog? a o gá s? 我是不是应该把洋葱切一下? V-- c----- a- c------? Vou cortar as cebolas? 我是不是应该削土豆皮? V-- d-------- a- b------? Vou descascar as batatas? 我应该把生菜洗一下吗? V-- l---- a s-----? Vou lavar a salada? 玻璃杯在哪? O--- e---- o- c----? Onde est? os copos? o 餐具(碗、碟、杯子)在哪? O--- e--- a l----? Onde estáa lou? a? 餐具(刀、叉、勺)在哪? O--- e---- o- t-------? Onde est? os talheres? o 你有罐头开启器吗? T--- / V--- t-- u- a------ d- l----? Tens / Vocêtem (am.) um abridor de latas? 你有开瓶盖的起子吗? T--- / V--- t-- u- a------ d- g-------? Tens / Vocêtem (am.) um abridor de garrafas? 你有木塞起子吗? T--- / V--- t-- u- s----------? Tens / Vocêtem (am.) um saca-rolhas? 你在这个锅里熬汤吗? C------- / V--- c------ a s--- n---- p-----? Cozinhas / Vocêcozinha (am.) a sopa nesta panela? 你用这个平底锅煎鱼吗? F----- / V--- f---- o p---- n---- f---------? Fritas / Vocêfrita (am.) o peixe nesta frigideira? 你在这个烤架上面烤蔬菜吗? A---- / V--- a--- o- l------ n---- g-----? Assas / Vocêassa (am.) os legumes nesta grelha? 我摆桌子。 E- p---- a m---. Eu ponho a mesa. 这里有刀、叉和勺。 A--- e---- a- f----, o- g----- e a- c-------. Aqui est? as facas, os garfos e as colheres. o 这里有玻璃杯、盘子和餐巾 。 A--- e---- o- c----, o- p----- e og----------.Aqui est? os copos, os pratos e os guardanapos. o 20 [二十]简单对话 1 20 [vinte] Conversa 1 请您自便! E----- às-- v------! / F---- àv------! Esteja àsua vontade! / Fique àvontade! (am.) 您就当在自己家里! S------- e- c---! Sinta-se em casa! 您想喝点什么吗? O q-- q--- b----? O que quer beber? 您喜欢音乐吗? G---- d- m-----? Gosta de mú sica? 我喜欢古典音乐。 E- g---- d- m----- c-------. Eu gosto de mú sica clá ssica. 这些是我的 CD。 A--- e---- o- m--- C--. Aqui est? os meus CDs. o 您弹奏什么乐器吗? V--- t--- u- i----------? Vocêtoca um instrumento? 这是我的吉他。 A--- e--- a m---- g-------. Aqui estáa minha guitarra. 您喜欢唱歌吗? V--- g---- d- c-----? Vocêgosta de cantar? 您有孩子吗? V--- t-- f-----? Vocêtem filhos? 您有狗吗? V--- t-- u- c--? / V--- t-- c--? Vocêtem um c? / Vocêtem c? (am.) o? o? 您有猫吗? V--- t-- u- g---? / V--- t-- g---? Vocêtem um gato? / Vocêtem gato? (am.) 这些是我的书。 A--- e---- o- m--- l-----. Aqui est? os meus livros. o 我正在看这本书。 E- e---- a l-- / l---- e--- l----. Eu estou a ler / lendo (am.) este livro. 您喜欢看什么书? O q-- éq-- g---- d- l--? O que éque gosta de ler? 您喜欢去听音乐会吗? V--- g---- d- i- a- c-------? Vocêgosta de ir ao concerto? 您喜欢去看话剧吗? V--- g---- d- i- a- t-----? Vocêgosta de ir ao teatro? 您喜欢去看歌剧吗? V--- g---- d- i- àó ----? Vocêgosta de ir àó pera? 21 [二十一] 简单对话 2 21 [vinte e um] Conversa 2 您从哪里来? D- o--- v--- v--? De onde vocêvem? 来自巴塞尔。 D- B-------. Da Basileia. 巴塞尔位于瑞士。 B------- én- S----. Basileia éna Suía. ? 我可以向您介绍米勒先生吗? P---- l-- a--------- o S----- M-----? Posso lhe apresentar o Senhor Mü ller? 他是个外国人。 E-- ée----------. Ele éestrangeiro. 他会说很多种语言。 E-- f--- v----- l------. Ele fala vá lí rias nguas. 您是第一次到这里来吗? E--- p--- / E--- és-- p------- v-- a---? Estápela / Esta ésua (am.) primeira vez aqui? 不是的, 我去年已经来过这里了。 N--, j- e----- a--- n- a-- p------. N? jáestive aqui no ano passado. o, 但是只是一个星期。 M-- s- p-- u-- s-----. Mas sópor uma semana. 您喜欢我们这个地方吗? G---- d- a--- e----? / V--- g---- d----? Gosta de aqui estar? / Vocêgosta daqui? (am.) 我很喜欢(这个地方), 这里的人们很友善。 G---- m----. A- p------ s-m---- s---------. Gosto muito. As pessoas s? muito simpá o ticas. 我也喜欢这里的自然风光 。 E t----- g---- d- p-------. E també gosto da paisagem. m 您是做什么工作的? Q--- éa s-- p--------? Qual éa sua profiss? o? 我是翻译。 S-- t-------. Sou tradutor. 我翻译书。 E- t------ l-----. Eu traduzo livros. 您自己一个人在这里吗? E--- s------ /-- a---? Estásozinho /-a aqui? 不是的, 我的妻子 / 我的丈夫也在这儿。 N--, a m---- m----- / o m-m----- t----- e--- a---. N? a minha mulher / o meu marido també estáaqui. o, m 我的两个孩子在那里。 E a-- e---- o- m--- d--- f-----. E ali est? os meus dois filhos. o 22 [二十二] 简单对话 3 22 [vinte e dois] Conversa 3 您吸烟吗? V--- f---? Vocêfuma? 以前是(我吸烟)。 A---------- s--. Antigamente sim. 但是我现在不吸了。 M-- a---- j- n-- f---. Mas agora ján? fumo. o 我吸烟会打扰您吗? I---------- / V--- s- i------- s- e- f----? Incomoda-se / Vocêse incomoda (am.), se eu fumar? 不, 绝对不会。 N--, a------------. N? absolutamente. o, 这不打扰我。 I--- n-- m- i-------. Isto n? me incomoda. o 您喝点什么吗? B--- a----- c----? Bebe alguma coisa? 一杯 Cognac(法国白兰地酒)? U- c------- / u- b-----? Um conhaque / um brandy? 不, 我更喜欢喝啤酒。 N--, p------ u-- c------. N? prefiro uma cerveja. o, 您经常旅行(出差)吗? V---- m----? Viaja muito? 是啊, 大多数都是商务出差。 S--, s-------- s-- v------ d- n------. Sim, sobretudo s? viagens de negó o cio. 不过现在我们在这里度假。 M-- a---- e------ a--- d- f-----. Mas agora estamos aqui de fé rias. 好热的天啊! Q-- c----! Que calor! 是啊, 今天真的是很热。 S--, h--- r-------- e--- m---- c----. Sim, hoje realmente estámuito calor. 我们到阳台上去吧。 V---- p--- a v------. Vamos para a varanda. 明天这里有一个聚会。 A----- h- a--- u-- f---- / v-- a-------- u-- f---- a--Amanh?háaqui uma festa / vai acontecer uma festa aqui (am.). 您也来吗? T----- v--? (Você També vem? ) m 是啊, 我们也收到邀请函了。 S--, t----- f---- c---------. Sim, també fomos convidados. m 23 [二十三] 学习外语 23 [vinte e trê s] Aprender lí nguas estrangeiras 您在哪里学习的西班牙语呢? O--- a------- o e-------? Onde (você aprendeu o espanhol? ) 您也会说葡萄牙语吗? T----- f--- p--------? (Você També fala portuguê ) m s? 是啊, 而且我也会说一点意大利语。 S-- e t----- s-- u- p---- d- i-------. Sim e també sei um pouco de italiano. m 我觉得, 您说的很好。 E- a--- q-- v--- f--- m---- b--. Eu acho que vocêfala muito bem. 这些语言都是很相近的。 A- l------ s-- b------- s----------. As lí nguas s? bastante semelhantes. o 我听得很明白。 E- p--------- b--. Eu percebo-as bem. 但是说和写就难了。 M-- f---- e e------- éd------. Mas falar e escrever édifí cil. 我还会出很多错误。 E- a---- f--- / c----- m----- e----. Eu ainda fa? / cometo (am.) muitos erros. o 您要总给我改正啊。 P-- f---- c--------- s-----. Por favor corrija-me sempre. 您的发音很好(准确)。 A s-- p-------- ém---- b--. A sua pronú ncia émuito boa. 您有一点口音。 V--- t-- u- p------ s------. Vocêtem um pequeno sotaque. 可以知道您是从哪儿来的。 N------, d- o--- v--- v--. Nota-se, de onde vocêvem. 您的母语是什么? Q--- éa s-- l----- m------? Qual éa sua lí ngua materna? 您在上语言培训班吗? E--- a f---- / f------ u- c---- d- l------? Estáa fazer / fazendo (am.) um curso de lí nguas? 您用哪本教材? Q--- éo m------- d- e----- q-- v--- u--? Qual éo material de ensino que vocêusa? 我现在一时记不起来, (这教材) 叫什么名字。 E- n-- s-- d- m------ c--i--- s- c----. Eu n? sei de momento como isso se chama. o 我想不起来那(书的)标题了。 N-- m- l----- d- t-----. N? me lembro do tí o tulo. 我把它忘了。 E- e--------- / m- e------ d----. Eu esqueci-me / me esqueci (am.) disto. 24 [二十四] 约会, 约定 24 [vinte e quatro] Encontro 你错过公共汽车了吗? P------- o a--------? / V--- p----- o ? ----Perdeste o autocarro? / Vocêperdeu o ? nibus (am.)? 我等了你半个小时。 E- e------ m--- h--- p-- t- / v--- Eu esperei meia hora por ti / você(am.). 你没有把手机带在身边吗? N-- t--- u- t-------- / t-- u- c------ c------? (Você N? tens um telemó / tem um celular (am.) contigo? ) o vel 下一次要准时啊! P--- a p------ v-- s- p------! / D- p------ v--, s--- p-----Para a pró xima vez sêpontual! / Da pró xima vez, seja pontual (am.)! 下次你要打出租车! P--- a / D- p------ v-- a------ / p---- u- t---! Para a / Da (am.) pró xima vez apanhas / pegue (am.) um taxi! 下次你要拿把雨伞! P--- a / D- p------ v-- l---- u- c--------------! / l--- ug-----------! Para a / Da (am.) pró xima vez levas um chapé u-de-chuva! / leve um guarda-chuva! 我明天有空 / 我明天有时间。 A----- e---- d- f----. Amanh?estou de folga. 我们明天要不要见面? V------- v-- a-----? Vamo-nos ver amanh? ? 很抱歉, 我明天不行。 L------ m-- a----- n-- p----. Lamento mas amanh?n? posso. o 这个周末你已经有什么计划了吗? J- t--- / t-- p----- p--- e--- f------------? (Você Játens / tem (am.) planos para este fim-de-semana? ) 还是你已经有约会了? O- j- t--- / O- v--- j- t-- u- e-------? Ou játens / Ou vocêjátem (am.) um encontro? 我建议, 我们这个周末见面。 E- s----- q-- v------- v-- a- / n-- e---------n- f------------. Eu sugiro que vamo-nos ver ao / nos encontremos no fim-de-semana. 我们要去野餐吗? V---- f---- u- p---------? Vamos fazer um piquenique? 我们要去海滩吗? V---- àp----? Vamos àpraia? 我们要去山里吗? V---- àm-------? Vamos àmontanha? 我到办公室接你。 E- v-- t- b----- d- / n- e---------. Eu vou te buscar do / no escritó rio. 我到家里接你。 E- v-- t- b----- a / n- s-- c---. Eu vou te buscar a / na sua (am.) casa. 我到公共汽车站接你。 E- v-- t- b----- n- p------ d- a-------- / n- p---- d? ----Eu vou te buscar na paragem do autocarro / no ponto de ? nibus (am.). 25 [二十五] 在城里 25 [vinte e cinco] Na cidade 我要到火车站去。 G------- d- i- àe-----Gostaria de ir àesta? o (ferroviá ? ria). 我要到飞机场去。 G------- d- i- a- a--------. Gostaria de ir ao aeroporto. 我要到市中心去。 G------- d- i- a- c-----. Gostaria de ir ao centro. 到火车站怎么走? C--- c---- àe------? Como chego àesta? o? ? 到飞机场怎么走? C--- c---- a- a--------? Como chego ao aeroporto? 到市中心怎么走? C--- c---- a- c-----? Como chego ao centro? 我需要一辆出租车。 E- p------ d- u- t---. Eu preciso de um taxi. 我需要一张城市地图。 E- p------ d- u- m---. Eu preciso de um mapa. 我要住宾馆。 E- p------ d- u- h----. Eu preciso de um hotel. 我要租一辆车。 G------- d- a----- u- c----. Gostaria de alugar um carro. 这是我的信用卡。 A--- e--- o m-- c----- d- c------. Aqui estáo meu cart? de cré o dito. 这是我的驾驶证 / 驾照。 A--- e--- a m---- c---- d- c------- / c------- dh---------Aqui estáa minha carta de condu? o / carteira de habilita? o (am.). ? ? 这城市里有什么景点儿可以参观? O q-- h- / t-- p--- s- v-- n- c-----? O que há/ tem (am.) para se ver na cidade? 您去古城吧。 V- àz--- a----- / a- c----- h-------- d- c-----. Váàzona antiga / ao centro histó rico (am.) da cidade. 您可以乘车环城一游。 V- f---- u- c------- t-------- n- / p------ p--- c-----. Váfazer um circuito turí stico na / passeio pela (am.) cidade. 您去港口吧。 V- a- p----. Váao porto. 您沿着港口走一走。 V- f---- u- c------- t-------- n- / p------ p--- p----. Váfazer um circuito turí stico no / passeio pelo (am.) porto. 除此之外还有什么名胜古迹? Q-- a------- t--------- h- m---? Que atra? es turí ? sticas hámais? 26 [二十六] 在大自然里 26 [vinte e seis] Na natureza 你看见那里的塔了吗? E---- a v-- a-- / V--- e--- v---- a t----? Está a ver ali / Vocêestávendo (am.) a torre? s 你看见那里的那座山了吗? E---- a v-- a-- / V--- e--- v---- a m-------? Está a ver ali / Vocêestávendo (am.) a montanha? s 你看见那里的村庄了吗? E---- a v-- a-- / V--- e--- v---- a a-----? Está a ver ali / Vocêestávendo (am.) a aldeia? s 你看见那里的那条河了吗? E---- a v-- a-- o r--? / V--- e--- v---- o r-- a-Está a ver ali o rio? / Vocêestávendo o rio ali (am.)? s 你看见那里的那座桥了吗? E---- a v-- a-- a p----? / V--- e--- v---- a p---a-Está a ver ali a ponte? / Vocêestávendo a ponte ali (am.)? s 你看见那里的湖了吗? E---- a v-- a-- o l---? / V--- e--- v---- o l--- a-Está a ver ali o lago? / Vocêestávendo o lago ali (am.)? s 我喜欢那只鸟。 E- g---- d------ p------ a--. Eu gosto daquele pá ssaro ali. 我喜欢那棵树。 E- g---- d------ á ----- a--. Eu gosto daquela á rvore ali. 我喜欢这块石头。 E- g---- d---- p---- a---. Eu gosto desta pedra aqui. 我喜欢那个公园。 E- g---- d------ p----- a--. Eu gosto daquele parque ali. 我喜欢那个花园。 E- g---- d------ j----- a--. Eu gosto daquele jardim ali. 我喜欢这朵花。 E- g---- d---- f--- a---. Eu gosto desta flor aqui. 我觉得这挺漂亮。 E- a--- i--- b-----. Eu acho isto bonito. 我觉得这有趣儿。 E- a--- i--- i-----------. Eu acho isto interessante. 我觉得这太美了。 E- a--- i--- m----------. Eu acho isto maravilhoso. 我觉得这很丑。 E- a--- i--- f---. Eu acho isto feio. 我觉得这很无聊。 E- a--- i--- a--------- / c---Eu acho isto aborrecido / chato (am.). 我觉得这很可怕。 E- a--- i--- h-------. Eu acho isto horrí vel. 27 [二十七] 在宾馆 C 到达 27 [vinte e sete] No hotel C chegada 您有一个空房间吗? V--- t-- u- q----- l----? Vocêtem um quarto livre? 我定了一个房间。 E- r------- u- q-----. Eu reservei um quarto. 我的名字是米勒。 O m-- n--- éM-----. O meu nome éMü ller. 我需要一个单人间。 E- p------ d- u- q----- s------. Eu preciso de um quarto simples. 我需要一个双人间。 E- p------ d- u- q----- d----. Eu preciso de um quarto duplo. 这个房间每晚要多少钱? Q----- c---- o q----- p-- u-- n----? Quanto custa o quarto por uma noite? 我需要一个带浴盆的房间。 G------- d- u- q----- c-- b-------. Gostaria de um quarto com banheiro. 我需要一个带淋浴的房间。 G------- d- u- q----- c-- c-------. Gostaria de um quarto com chuveiro. 我能看一下房间吗? P---- v-- o q-----? Posso ver o quarto? 这里有车库吗? H- u-- g------ a---? Háuma garagem aqui? 这里有保险柜吗? H- u- c---- a---? Háum cofre aqui? 这里有传真吗? H- u- f-- a---? Háum fax aqui? 好, 我就要这个房间。 E--- b--, e- f--- c-- o q-----. Estábem, eu fico com o quarto. 这是房间钥匙。 A--- e---- a- c-----. Aqui est? as chaves. o 这是我的行李。 A--- e--- a m---- b------. Aqui estáa minha bagagem. 早餐几点开始? A q-- h---- éo p------------- / c--- d- m---A que horas éo pequeno-almo? / caféda manh?(am.)? o 午饭几点开始? A q-- h---- éo a-----? A que horas éo almo? o? 晚饭几点开始? A q-- h---- éo j-----? A que horas éo jantar? 28 [二十八] 在宾馆里 C 抱怨 28 [vinte e oito] No hotel C reclama? es ? 这个淋浴不好使。 O c------- n-- f-------. O chuveiro n? funciona. o 没热水出来。 N-- h- á q-----. --N? háá quente. o gua 您能把它修理一下吗? P--- c-------- i---? Pode consertar isto? 这房间里没有电话。 N-- h- t------- n- q-----. N? hátelefone no quarto. o 这房间里没有电视。 N-- h- t-------- n- q-----. N? hátelevis? no quarto. o o 这房间没有阳台。 O q----- n-- t-- v------. O quarto n? tem varanda. o 这房间太吵。 O q----- ém---- b---------. O quarto émuito barulhento. 这房间太小。 O q----- ém---- p------. O quarto émuito pequeno. 这房间太暗。 O q----- ém---- e-----. O quarto émuito escuro. 暖气设备不供暖。 O a---------- n-- f-------. O aquecimento n? funciona. o 空调用不了。 O a-- c----------- n-- f-------. O ar- condicionado n? funciona. o 电视机坏了。 A t-------- n-- f-------. A televis? n? funciona. o o 我对这很不满意。 N-- g----. N? gosto. o 这对我来说太贵了。 ? m---- c---. ? muito caro. 您有便宜一点的吗? T-- a----- c---- m--- b-----? Tem alguma coisa mais barata? 这附近有青年旅馆 / 旅社吗? H- a--- p---- u-- p------ d- j--------? / E----- a---- a------- a--- p---Háaqui perto uma pousada da juventude? / Existe algum albergue aqui perto (am.)? 这附近有旅馆吗? H- a--- p---- u-- p-----? / E----- a----- p----- a--- p---Háaqui perto uma pens? / Existe alguma pens? aqui perto (am.)? o? o 这附近有餐馆吗? H- a--- p---- u- r----------? / E----- a---- r---------- a--p---Háaqui perto um restaurante? / Existe algum restaurante aqui perto (am.)? 29 [二十九] 在餐馆 1 29 [vinte e nove] No restaurante 1 这张桌子是空着的吗? A m--- e--- l----? A mesa estálivre? 我要看一下菜单。 G------- d- t-- a e----- / v-- o c------- p-- f----. Gostaria de ter a ementa / ver o cardá (am.) por favor. pio 您能给我推荐什么菜? O q-- éq-- m- r--------? O que éque (você me recomenda? ) 我要一个啤酒。 G------- d- u-- c------. Gostaria de uma cerveja. 我要一个矿泉水。 E- q---- u-- á m------. --- Eu quero uma á mineral. gua 我要一个橙汁。 E- q---- u- s--- / s--- d- l------. Eu quero um sumo / suco (am.) de laranja. 我要一杯咖啡。 E- q---- u- c---. Eu quero um café . 我要一杯咖啡加牛奶。 E- q---- c--- c-- l----. Eu quero cafécom leite. 请给我加糖。 C-- a-----, p-- f----. Com a? car, por favor. ú 我要一杯茶。 E- q---- u- c--. Eu quero um chá . 我要一杯加柠檬的茶。 E- q---- u- c-- c-- l----. Eu quero um chácom lim? o. 我要一杯加牛奶的茶。 E- q---- u- c-- c-- l----. Eu quero um chácom leite. 您有香烟吗? V--- e-- c-------? Vocêeem cigarros? 您有烟灰缸吗? V--- e-- u- c-------? Vocêeem um cinzeiro? 您有打火机吗? V--- e-- l--- / i------Vocêeem lume / isqueiro (am.)? 我缺少一个叉子。 F---- u- g----. Falta um garfo. 我缺少一把刀。 F---- u-- f---. Falta uma faca. 我缺少一个勺子。 F---- u-- c-----. Falta uma colher. 30 [三十] 在饭店 2 30 [trinta] No restaurante 2 请给我来个苹果汁。 U- s--- / s--- d- m---, p-- f----. Um sumo / suco (am.) de ma? , por favor. ? 请来一杯柠檬水。 U-- l-------, p-- f----. Uma limonada, por favor. 请来一杯番茄汁。 U- s--- / s--- d- t-----, p-- f----. Um sumo / suco (am.) de tomate, por favor. 我想要一杯红葡萄酒。 E- q---- u- c--- d- v---- t----. Eu quero um copo de vinho tinto. 我想要一杯白葡萄酒。 E- q---- u- c--- d- v---- b-----. Eu quero um copo de vinho branco. 我想要一瓶香槟酒。 E- q---- u-- g------ d- e--------. Eu quero uma garrafa de espumante. 你喜欢吃鱼吗? G----- / V--- g---- d- p----? Gostas / Vocêgosta (am.) de peixe? 你喜欢吃牛肉吗? G----- / V--- g---- d- c---- d- v---? Gostas / Vocêgosta (am.) de carne de vaca? 你喜欢吃猪肉吗? G----- / V--- g---- d- c---- d- p----? Gostas / Vocêgosta (am.) de carne de porco? 我想要不带肉的菜。 E- q---- a----- c---- s-- c----. Eu quero alguma coisa sem carne. 我想要盘蔬菜拼盘。 E- q---- u- p---- d- l------. Eu quero um prato de legumes. 我想要一个上的快的菜。 E- q---- a----- c---- q-- n-- d----- m----. Eu quero alguma coisa que n? demore muito. o 您的菜要加米饭吗? Q--- i--- c-- a----? Quer isto com arroz? 您的菜要配面条吗? Q--- i--- c-- m----? Quer isto com massa? 您的菜要配土豆吗? Q--- i--- c-- b------? Quer isto com batatas? 我觉得这不好吃。 N-- g---- d----. N? gosto disto. o 饭菜是凉的。 A c----- e--- f---. A comida estáfria. 我没有点这道菜。 N-- p--- i---. N? pedi isto. o 31 [三十一] 在饭店 3 31 [trinta e um] No restaurante 3 我要一个前餐。 E- q---- u-- e------. Eu quero uma entrada. 我要一个色拉 / 凉菜。 E- q---- u-- s-----. Eu quero uma salada. 我要一个汤。 E- q---- u-- s---. Eu quero uma sopa. 我要一个餐后 / 甜点。 E- q---- u-- s--------. Eu quero uma sobremesa. 我要一个加奶油的冰激淋。 E- q---- u- g----- / u- s------ c-- c--------. Eu quero um gelado / um sorvete (am.) com chantilly. 我要水果或是奶酪。 E- q---- f---- o- q-----. Eu quero fruta ou queijo. 我们要吃早饭。 Q------- t---- o p------------- / c--- d- m---Queremos tomar o pequeno-almo? / caféda manh?(am.). o 我门要吃午饭。 Q------- a------. Queremos almo? ar. 我们要吃晚饭。 Q------- j-----. Queremos jantar. 您早餐想吃点什么? O q-- q--- p--- o p------------- / c--- d- m---O que quer para o pequeno-almo? / caféda manh?(am.)? o 加果酱和蜂蜜的面包? P-- c-- d--- e m--? P? com doce e mel? o 加香肠和奶酪的烤面包吗? P-- t------ c-- p------- e q-----? P? torrado com presunto e queijo? o 要一个熟鸡蛋吗?(指水煮) U- o-- c-----? Um ovo cozido? 要一个煎鸡蛋吗? U- o-- e--------? Um ovo estrelado? 要一份鸡蛋饼吗? U-- o------? Uma omelete? 请再来一个酸奶。 M--- u- i------ p-- f----. Mais um iogurte por favor. 请再来点盐和胡椒粉。 M--- s-- e p------ p-- f----. Mais sal e pimenta por favor. 请再来一杯水。 M--- u- c--- c-- á p-- f----. --Mais um copo com á por favor. gua 32 [三十二] 在餐馆4 32 [trinta e dois] No restaurante 4 一份炸薯条加番茄酱。 U-- d--- / p----- d- b------ f----- c-- k------. Uma dose / por? o (am.) de batatas fritas com ketchup. ? 再要两份加蛋黄酱的。 E d--- d---- / p------ c-- m-------. E duas doses / por? es (am.) com maionese. ? 三份加芥末的油煎香肠。 E t--- s-------- g-------- c-- m-------. E trê salsichas grelhadas com mostarda. s 您有什么蔬菜? O q-- t-- d- l------? O que tem de legumes? 您有扁豆吗? T-- f-----? Tem feij? o? 您有花菜吗? T-- c---------? Tem couve-flor? 我喜欢吃玉米。 E- g---- d- m----. Eu gosto de milho. 我喜欢吃黄瓜。 E- g---- d- p------. Eu gosto de pepinos. 我喜欢吃西红柿。 E- g---- d- t------. Eu gosto de tomates. 您也喜欢吃葱吗? V--- t----- g---- d- a--- f------? Vocêtambé gosta de alho francê m s? 您也喜欢吃酸菜吗? V--- t----- g---- d- c-------? Vocêtambé gosta de chucrute? m 您也喜欢吃小扁豆吗? V--- t----- g---- d- l--------? Vocêtambé gosta de lentilhas? m 你也喜欢吃胡萝卜吗? V--- t----- g---- d- c-------? Vocêtambé gosta de cenouras? m 你也喜欢吃绿花菜吗? V--- t----- g---- d- b------- / b------Vocêtambé gosta de bró m colos / bró colis (am.)? 你也喜欢吃辣椒吗? V--- t----- g---- d- p-------? Vocêtambé gosta de piment? m o? 我不喜欢吃洋葱。 E- n-- g---- d- c------. Eu n? gosto de cebolas. o 我不喜欢吃橄榄。 E- n-- g---- d- a--------. Eu n? gosto de azeitonas. o 我不喜欢吃蘑菇。 E- n-- g---- d- c--------. Eu n? gosto de cogumelos. o 33 [三十三] 在火车站 33 [trinta e trê s] Na esta? o ? 下一列开往柏林的火车什么时候开? Q----- v-- / s-- o p------ c------ / t--- p--- B-----? Quando vai / sai (am.) o pró ximo comboio / trem (am.) para Berlim? 下一列开往巴黎的火车什么时候开? Q----- v-- / s-- o p------ c------ / t--- p--- P----? Quando vai / sai (am.) o pró ximo comboio / trem (am.) para Paris? 下一列开往伦敦的火车什么时候开? Q----- v-- / s-- o p------ c------ / t--- p--- L------? Quando vai / sai (am.) o pró ximo comboio / trem (am.) para Londres? 开往华沙的火车几点开? A q-- h---- v-- o c------ / o t--- v-- p--- V-------? A que horas vai o comboio / o trem vai (am.) para Varsó via? 开往斯德哥尔摩的火车几点开? A q-- h---- v-- o c------ / o t--- v-- p--E--------? A que horas vai o comboio / o trem vai (am.) para Estocolmo? 开往布达佩斯的火车几点开? A q-- h---- v-- o c------ / o t--- v-- p--B--------? A que horas vai o comboio / o trem vai (am.) para Budapeste? 我要一张到马德里的票。 E- q---- u- b------ p--- M-----. Eu quero um bilhete para Madrid. 我要一张到布拉格的票。 E- q---- u- b------ p--- P----. Eu quero um bilhete para Praga. 我要一张到伯尔尼的票。 E- q---- u- b------ p--- B----. Eu quero um bilhete para Berna. 火车什么时候到达维也纳? Q----- c---- o c------ / o t--- a V----? Quando chega o comboio / o trem (am.) a Viena? 火车什么时候到达莫斯科? Q----- c---- o c------ / o t--- a M-----? Quando chega o comboio / o trem (am.) a Moscou? 火车什么时候到达阿姆斯特丹? Q----- c---- o c------ / o t--- a A--------? Quando chega o comboio / o trem (am.) a Amsterd? o? 我需要换车吗? T---- d- t----- d- c------? / P------ t----- d- t--Tenho de trocar de comboio? / Preciso trocar de trem (am.)? 火车从几号站台开? D- q-- l---- p---- o c------? / D- q-- e------ s-- o t--De que linha parte o comboio? / De que esta? o sai o trem (am.)? ? 火车上有卧铺吗? O c------ / t--- t-- c--------- c--- / v---------O comboio / trem (am.) tem carruagem- cama / vag? o-leito (am.)? 我只要到布鲁塞尔的单程票。 E- s- q---- u- b------ / u-- p------- d- i-p--- B-------. Eu sóquero um bilhete / uma passagem (am.) de ida para Bruxelas. 我要一张到哥本哈根的往返票 。 E- q---- u- b------ / u-- p------- d- v---p--- C---------. Eu quero um bilhete / uma passagem (am.) de volta para Copenhague. 一张卧铺票多少钱? Q----- c---- u- l---- n- c--------- c--- / n- v---------Quanto custa um lugar na carruagem- cama / no vag? o-leito (am.)? 34 [三十四] 在火车里 34 [trinta e quatro] No comboio 这是开往柏林的火车吗? ? e--- o c------ / t--- p--- B-----? ? este o comboio / trem (am.) para Berlim? 火车什么时候启程? Q----- p---- o c------ / t--Quando parte o comboio / trem (am.)? 火车什么时候到达柏林? Q----- c---- o c------ / t--- a B-----? Quando chega o comboio / trem (am.) a Berlim? 打扰了, 可以让我过去吗? C-- l------, p---- p-----? Com licen? posso passar? a, 我想这个位置是我的。 E- p---- / a--- q-- e--- éo m-- l----. Eu penso / acho (am.) que este éo meu lugar. 我想您坐了我的位置。 E- p---- / a--- q-- v--- e--- s------ n- m-- l----. Eu penso / acho (am.) que vocêestásentado no meu lugar. 卧铺车厢在哪里? O--- e--- a c------------- / o v---------Onde estáa carruagem-cama / o vag? o-leito (am.)? 卧铺车厢在这列火车的尾部。 A c------------- / O v---------- e--- n- f---d- c------ / t--A carruagem-cama / O vag? o-leito (am.) estáno final do comboio / trem (am.). 那么车厢餐厅在哪里? 在最前面。 E o--- éo v----------------? C Np--------. E onde éo vag? o-restaurante? C No princí pio. 我能睡在下铺吗? P---- d----- e- b----? Posso dormir em baixo? 我能睡在中铺吗? P---- d----- n- m---? Posso dormir no meio? 我能睡在上铺吗? P---- d----- e- c---? Posso dormir em cima? 我们什么时候能到边境? Q----- c------- àf--------? Quando chegamos àfronteira? 到柏林要行驶多久? Q----- t---- l--- a v----- p--- B-----? Quanto tempo leva a viagem para Berlim? 火车晚点了吗? O c------ / t--- e--- a-------? O comboio / trem (am.) estáatrasado? 您有什么可阅读的吗? T-- a----- c---- p--- l--? Tem alguma coisa para ler? 这里能买到吃的和喝的吗? T-- a--- a----- c---- p--- c---- e b----? Tem aqui alguma coisa para comer e beber? 您能在七点钟把我叫醒吗? P--- m- a------ à 7--- h----? Pode me acordar à 7:00 horas? s 35 [三十五] 在飞机场 35 [trinta e cinco] No aeroporto 我要订到雅典机票。 E- q---- m----- u- v-- / v-- p--- A-----. Eu quero marcar um voo / v? (am.) para Atenas. o 这是直飞的航班吗? ? u- v-- / v-- d------? ? um voo / v? (am.) directo? o 要一个靠窗座位, 不吸烟的。 U- l---- n- j-----, n--- f------ / n---------- p-f----. Um lugar na janela, n? fumador / n? oo-fumante (am.), por favor. 我要确认我预定的航班。 E- q---- c-------- a m---- r------. Eu quero confirmar a minha reserva. 我要取消预定的航班。 E- q---- a----- / c------- a m---- r------. Eu quero anular / cancelar (am.) a minha reserva. 我要改签预定航班。 E- q---- t----- a m---- r------. Eu quero trocar a minha reserva. 下一班到罗马的飞机什么时候起飞? Q----- v-- / s-- o p------ a---- p--R---? Quando vai / sai (am.) o pró ximo avi? para Roma? o 还有两个空位吗? A---- t-- d--- l------? Ainda tem dois lugares? 不,我们只有一个空位了。 N--, s- t---- u- l---- d---------. N? sótemos um lugar disponí o, vel. 我们什么时候降落? Q----- a-------- / a-------------? Quando aterramos / aterrissaremos? 我们什么时候到? Q----- c------- / c---------? Quando chegamos / chegaremos? 开往市中心的公共汽车什么时候开? Q----- v-- u- a-------- / s-- u? ----- p--- o c----- d- c-----? Quando vai um autocarro / sai um ? nibus (am.) para o centro da cidade? 这是您的行李箱吗? E--- éa s-- m---? Esta éa sua mala? 这是您的手提包吗? E--- éa s-- b----? Esta éa sua bolsa? 这是您的行李吗? E--- éa s-- b------? Esta éa sua bagagem? 我可以携带多少行李? Q----- b------ p---- l----? Quanta bagagem posso levar? 二十公斤 V---- q-----. Vinte quilos. 什么?只有二十公斤? O q--? S- v---- q-----? O quê Sóvinte quilos? ? 36 [三十六] 公共的郊区运输 36 [trinta e seis] Transporte pú blico 公共汽车站在哪里? O--- éa p------ d- a-------- / o p---- d- ? ----Onde éa paragem do autocarro / o ponto do ? nibus (am.)? 哪路公共汽车开往市中心? Q--- éo a-------- / ? ----- q-- v-- p--- o c-----? Qual éo autocarro / ? nibus (am.) que vai para o centro? 我得乘坐哪一路车? Q--- éa l---- q-- t---- d- a------? Qual éa linha que tenho de apanhar? 我得在中途换车吗? T---- d- m----? Tenho de mudar? 我得在哪里换车? O--- t---- d- m----? Onde tenho de mudar? 一张车票多少钱? Q----- c---- u- b------ / u-- p------Quanto custa um bilhete / uma passagem (am.)? 到市中心要多少站? Q------ p------- / p------ s-- a-- a- c-----? Quantas paragens / paradas (am.) s? atéao centro? o 您得在这里下车。 T-- q-- s--- a---. Tem que sair aqui. 您必须从后面下车。 T-- q-- s--- a----. Tem que sair atrá s. 下趟地铁五分钟后来。 O p------ m---- v-- / m---- c---- e- 5 m------. O pró ximo metro vem / metr?chega (am.) em 5 minutos. 下趟有轨电车十分钟后到 。 O p------ e-------- v-- / b---- c---- e- 1m------. O pró ximo elé ctrico vem / bonde chega (am.) em 10 minutos. 下趟公共汽车十五分钟后到。 O p------ a-------- v-- / ? ----- c---- e- 1m------. O pró ximo autocarro vem / ? nibus chega em 15 minutos. 最后一班地铁什么时候开? Q----- éo ú ----- m---- / m---Quando éo ú ltimo metro / metr?(am.)? 最后一班有轨电车什么时候开? Q----- p---- / s-- o ú ----- e-------- / b---Quando parte / sai (am.) o ú ltimo elé ctrico / bonde (am.)? 最后一班公共汽车什么时候开? Q----- p---- / s-- o ú ----- a-------- / ? ----Quando parte / sai (am.) o ú ltimo autocarro / ? nibus (am.)? 您有车票吗? T-- u- b------ / u-- p------Tem um bilhete / uma passagem (am.)? 车票?不, 我没有。 U- b------ / U-- p-------? C N--, n-- t----. Um bilhete / Uma passagem? C N? n? tenho. o, o 那您必须交罚金 / 罚款。 E---- t-- q-- p---- u-- m----. Ent? tem que pagar uma multa. o 37 [三十七] 途中 37 [trinta e sete] No caminho 他开摩托车去。 E-- v-- d- m--- / m--Ele vai de mota / moto (am.). 他骑自行车去。 E-- v-- d- b--------. Ele vai de bicicleta. 他走着去。 E-- v-- a p-. Ele vai a pé . 他乘船去。 E-- v-- d- n----. Ele vai de navio. 他开小艇去。 E-- v-- d- b----. Ele vai de barco. 他游泳。 E-- n---. / E-- v-- àn--Ele nada. / Ele vai ànado (am.). 这里危险吗? ? p------- a---? ? perigoso aqui? 独自搭便车危险吗? ? p------- a---- d- b----- / p---- c----- s------? ? perigoso andar de boleia / pedir carona (am.) sozinho? 晚上出去散步危险吗? ? p------- p------ s------ àn----? ? perigoso passear sozinho ànoite? 我们开车开错了路。 E----------- n- c------. / N-- p------- n- c-----Enganamo-nos no caminho. / Nos perdemos no caminho (am.). 我们走错路了。 E------ n- c------ e-----. Estamos no caminho errado. 我们必须调头。 T---- d- / q-- v-----. Temos de / que (am.) voltar. 这里哪里可以停车? O--- s- p--- e---------? Onde se pode estacionar? 这有停车场吗? H- u- p----- d- e------------- a---? Háum parque de estacionamento aqui? 这里能停多长时间的车? Q----- t---- s- p--- e--------- a---? Quanto tempo se pode estacionar aqui? 您滑雪吗? E-----? / V--- e----Esquia? / Vocêesquia (am.)? 您乘滑雪缆车上去吗? V--- u-- o t--------- p--- c---? Vocêusa o telefé para cima? rico 这里能租到滑雪用具吗? P------ a----- e----- a---? Pode-se alugar esquis aqui? 38 [三十八] 在出租车里 38 [trinta e oito] No tá xi 请您叫一辆出租车。 P-- f---- c---- u- t---. Por favor chame um taxi. 到火车站要多少钱? Q----- c---- a-- àe------? Quanto custa atéàesta? o? ? 到飞机场要多少钱? Q----- c---- a-- a- a--------? Quanto custa atéao aeroporto? 请一直往前走。 E- f-----, p-- f----. Em frente, por favor. 请在这里右转。 A--- àd------ p-- f----. Aqui àdireita por favor. 请在那个拐弯处向左转。 N------ e------ àe------- p-- f----. Naquela esquina àesquerda por favor. 我赶时间。 / 急着哪! E- e---- c-- p-----. Eu estou com pressa. 我有时间。 E- t---- t----. Eu tenho tempo. 请您开慢点儿。 P-- f---- v- m--- d------. Por favor vámais devagar. 请您在这里停车。 P--- a---, p-- f----. Pare aqui, por favor. 请您等一下。 E----- u- m------ p-- f----. Espere um momento por favor. 我马上回来。 E- j- v----. Eu jávolto. 请您给我一张收据。 P-- f---- d---- u- r-----. Por favor dê um recibo. -me 我没有零钱。 E- n-- t---- t----. Eu n? tenho troco. o 就这样好了, 这剩下的是给您的。 E--- c---- a----. Estácerto assim. 请您把我送到这个地址。 L------ a e--- m----- / e--- e------Leve-me a esta morada / este endere? (am.). o 请您把我送到我的宾馆。 L------ a- m-- h----. Leve-me ao meu hotel. 请您把我送到海边去。 L------ àp----. Leve-me àpraia. 39 [三十九] 汽车故障 39 [trinta e nove] Avaria do carro 最近的加油站在哪里? O--- éa p------ b---- / o p------ p---- d- g-------? Onde éa pró xima bomba / o pró ximo posto (am.) de gasolina? 我的车胎瘪了。 E- e---- c-- u- p--- f-----. Eu estou com um pneu furado. 您能把车胎换一下吗? P--- t----- o p---? Pode trocar o pneu? 我需要几升柴油。 P------ d- a----- l----- d- g------ / d----Preciso de alguns litros de gasó / diesel (am.). leo 我的车没有油了。 E- n-- t---- m--- g-------. Eu n? tenho mais gasolina. o 您有备用油箱吗? V--- t-- u- g----? Vocêtem um gal? o? 我能在哪里打电话? O--- p---- t--------? Onde posso telefonar? 我需要拖车服务。 E- p------ d- u- r------. Eu preciso de um reboque. 我找汽车修配厂。 E- p------ u-- o------. Eu procuro uma oficina. 发生了一起交通事故。 H---- u- a-------. Houve um acidente. 最近的公用电话在哪? O--- éo p------ t------- p------? Onde éo pró ximo telefone pú blico? 您身边有手机吗? T-- u- t-------- c------? / V--- t-- u- c-----Tem um telemó consigo? / Vocêtem um celular (am.)? vel 我们需要帮助。 N-- p--------- d- a----. Nó precisamos de ajuda. s 您叫医生来! C---- u- m-----! Chame um mé dico! 您叫警察来! C---- a p------! Chame a polí cia! 请出示您的证件! O- s--- p----- / d--------- p-- f----. Os seus papé / documentos (am.), por favor. is 请出示您的驾驶证! A s-- c---- d- c------- / c------- d- m-------- p-- f----. A sua carta de condu? o / carteira de motorista (am.), por favor. ? 请出示您的行车证! O- s--- d--------- d- c----, p-- f----. Os seus documentos do carro, por favor. 40 [四十] 问路 40 [quarenta] Perguntar o caminho 对不起, 打扰了! D-------! Desculpe! 您能帮个忙吗? P--- m- a-----? (Você Pode me ajudar? ) 这哪里有比较好的餐馆? O--- h- / t-- u- b-- r----------? Onde há/ tem (am.) um bom restaurante? 您在拐角往左拐。 V--- àe------- n- e------. Vire àesquerda na esquina. 然后您往前直走一段。 D----- s--- e- f----- p-- u- t----. Depois siga em frente por um tempo. 然后您向右走一百米。 D----- v--- àd------. Depois vire àdireita. 您也可以乘公共汽车。 V--- p--- a---- a------ o a-------- / ? ----- Vocêpode ambé apanhar o autocarro / ? m nibus (am.). 您也可以乘有轨电车。 V--- p--- a---- a------ o e-------- / b---Vocêpode ambé apanhar o elé m ctrico / bonde (am.). 您也可以跟着我走。 V--- p--- m- s----- c-- o s-- c----. Vocêpode me seguir com o seu carro. 我怎么去足球体育场呢? C--- c---- a- e------? Como chego ao está dio? 您走过这个桥! A-------- a p----! Atravesse a ponte! 您穿过这个隧道! A-------- o t----! Atravesse o tú nel! 您走到第三个红绿灯。 S--- a-- a- t------- s-------. Siga atéao terceiro semá foro. 您走到第一个路口向右拐。 D----- c---- a / e---- n- p------- r-- ád------. Depois corta a / entre na (am.) primeira rua ádireita. 一直走到下一个十字路口。 D----- s--- e- f----- n- p------ c---------. Depois siga em frente no pró ximo cruzamento. 打扰了,我去飞机场怎么走? D-------, c--- v-- a- a--------? Desculpe, como vou ao aeroporto? 您最好是坐地铁去。 ? m----- v--- a------ o m---- / m---? melhor vocêapanhar o metro / metr?(am.). 您一直坐到终点站。 V- a-- àu----- p------ / e-----Váatéàultima paragem / esta? o (am.). ? 41 [四十一] 方向 41 [quarenta e um] Orienta? o ? 旅游管理处在哪里? O--- éo p---- d- t------? Onde éo posto de turismo? 您能给我一张城市地图吗? V--- t-- u- m--- p--- m--? Vocêtem um mapa para mim? 这儿能预定旅馆房间吗? P------ r------- / E- p---- r------- u- q----- dh---- a---? Pode-se reservar / Eu posso reservar (am.) um quarto de hotel aqui? 老城区在哪里? O--- éa c----- v---- / o c----- h-------Onde éa cidade velha / o centro histó rico (am.)? 教堂在哪里? O--- éa c-------? Onde éa catedral? 博物馆在哪里? O--- éo m----? Onde éo museu? 在哪里可以买到邮票? O--- s- p--- c------ s----? Onde se pode comprar selos? 在哪里可以买到鲜花? O--- s- p--- c------ f-----? Onde se pode comprar flores? 在哪里可以买到车票? O--- s- p--- c------ b------- / p-------Onde se pode comprar bilhetes / passagens (am.)? 码头在哪里? O--- éo p----? Onde éo porto? 集市在哪里? O--- éo m------? Onde éo mercado? 城堡在哪里? O--- éo p------? Onde éo palá cio? 导游什么时候开始? Q----- c----- a v----- g-----? Quando come? a visita guiada? a 导游什么时候结束? Q----- a---- a v----- g-----? Quando acaba a visita guiada? 导游一共多长时间? Q----- t---- d----- a v----- g-----? Quanto tempo demora a visita guiada? 我想要一个讲德语的导游 。 E- q---- u- g--- q-- f--- a-----. Eu quero um guia que fala alem? o. 我想要一个讲意大利语的导游。 E- q---- u- g--- q-- f--- i-------. Eu quero um guia que fala italiano. 我想要一个讲法语的导游 。 E- q---- u- g--- q-- f--- f------. Eu quero um guia que fala francê s. 42 [四十二] 环城一游 42 [quarenta e dois] Visita na cidade 星期日有集市吗? / 市场是开着的吗? O m------ e--- a----- a-- D-------? O mercado estáaberto aos Domingos? 展览会星期一开放吗? A f---- e--- a----- à s--------------? A feira estáaberta à segundas-feiras? s 展览会星期二开放吗? A e-------- e--- a----- à t------------? A exposi? o estáaberta à ter? ? s as-feiras? 动物园星期三开放吗? O j----- z-------- e--- a----- à q-------------? O jardim zooló gico estáaberto à quartas-feiras? s 博物馆星期四开放吗? O m---- e--- a----- à q-------------? O museu estáaberto à quintas-feiras? s 画廊星期五开放吗? A g------ e--- a----- à s------------? A galeria estáaberta à sextas-feiras? s 可以照相吗? P------ t---- f----------? Pode-se tirar fotografias? 必须买门票吗? T-- q-- s- p---- a e------? Tem que se pagar a entrada? 门票多少钱? Q----- c---- a e------? Quanto custa a entrada? 对团体有优惠吗? H- u- d------- p--- g-----? Háum desconto para grupos? 对儿童有优惠吗? H- u- d------- p--- c-------? Háum desconto para crian? as? 对大学生有优惠吗? H- u- d------- p--- e---------? Háum desconto para estudantes? 这座大楼是做什么用的? Q-- e------- ée---? Que edifí éeste? cio 这座大楼建了多少年了? Q------ a--- t-- e--- e-------? Quantos anos tem este edifí cio? 谁建的这座大楼? Q--- c-------- e--- e-------? Quem construiu este edifí cio? 我对建筑很感兴趣。 E- m- i-------- p-- a----------. Eu me interesso por arquitetura. 我对艺术很感兴趣。 E- m- i-------- p-- a---. Eu me interesso por arte. 我对绘画很感兴趣。 E- m- i-------- p-- p------. Eu me interesso por pintura. 43 [四十三] 在动物园里。 43 [quarenta e trê s] No jardim zooló gico 动物园在那边。 A-- éo j----- z--------. Ali éo jardim zooló gico. 长颈鹿在那边。 A-- e---- a- g------. Ali est? as girafas. o 熊都在哪里? O--- e---- o- u----? Onde est? os ursos? o 大象都在哪里? O--- e---- o- e--------? Onde est? os elefantes? o 蛇都在哪里? O--- e---- a- c-----? Onde est? as cobras? o 狮子都在哪里? O--- e---- o- l----? Onde est? os le? o es? 我有一台照相机。 E- t---- u-- m------ f----------. Eu tenho uma má quina fotográ fica. 我也有一台电影摄影机。 E- t----- t---- u-- c----- d- f----- / f-------Eu també tenho uma c? m mara de filmar / filmadora (am.). 电池在哪里? O--- h- / t-- u-- b------? Onde há/ tem (am.) uma bateria? 企鹅都在哪里? O--- e---- o- p-------? Onde est? os pinguins? o 袋鼠都在哪里? O--- e---- o- c-------? Onde est? os cangurus? o 犀牛都在哪里? O--- e---- o- r-----------? Onde est? os rinocerontes? o 厕所在哪里? O--- h- u-- c--- d- b----? / O--- t-- u- b------Onde háuma casa de banho? / Onde tem um banheiro (am.)? 那边有一间咖啡厅。 A-- h- / t-- u- c---. Ali há/ tem (am.) um café . 那边有一家饭店。 A-- h- / t-- u- r----------. Ali há/ tem (am.) um restaurante. 骆驼都在哪里? O--- e---- o- c------? Onde est? os camelos? o 大猩猩和斑马都在哪里? O--- e---- o- g------ e a- z-----? Onde est? os gorilas e as zebras? o 老虎和鳄鱼都在哪里? O--- e---- o- t----- e o- c---------? Onde est? os tigres e os crocodilos? o 44 [四十四] 夜生活 44 [quarenta e quatro] Sair ànoite 这儿有迪厅吗? H- a--- u-- d--------? / T-- u-- d-------- a--Háaqui uma discoteca? / Tem uma discoteca aqui (am.)? 这儿有晚间俱乐部吗? H- a--- u- c---- n-------? / T-- u- c---- n------ a--Háaqui um clube nocturno? / Tem um clube noturno aqui (am.)? 这儿有酒馆吗? H- a--- u- b--? / T-- u- b-- a--Háaqui um bar? / Tem um bar aqui (am.)? 今晚剧院上演什么? O q-- h- h--- àn---- n- t-----? O que háhoje ànoite no teatro? 今晚电影院上演什么? O q-- h- h--- àn---- n- c-----? O que háhoje ànoite no cinema? 今晚有什么电视节目? O q-- h- h--- àn---- n- t--------? O que háhoje ànoite na televis? o? 剧院还有门票吗? A---- h- b------- / t-- i-------- p--- o t-----? Ainda hábilhetes / tem ingressos (am.) para o teatro? 电影院还有门票吗? A---- h- b------- / t-- i-------- p--- o c-----? Ainda hábilhetes / tem ingressos (am.) para o cinema? 还有足球比赛的入场卷吗? A---- h- b------- / t-- i-------- p--- o j--- df------? Ainda hábilhetes / tem ingressos (am.) para o jogo de futebol? 我想坐最后面的座位。 E- q---- s-------- / m- s----- a----. Eu quero sentar-me / me sentar (am.) atrá s. 我想坐中间的某个位子。 E- q---- s-------- / m- s----- n-- l---- n- m---. Eu quero sentar-me / me sentar (am.) num lugar no meio. 我想坐最前面的位子。 E- q---- s-------- / m- s----- àf-----. Eu quero sentar-me / me sentar (am.) àfrente. 您能给我一些建议吗? P--- m- r--------- a----- c----? Pode me recomendar alguma coisa? 演出什么时候开始? Q----- c----- o e----------? Quando come? o espectá a culo? 您能帮我弄到一张票吗? P------ a------- u- b------ / i------Pode-me arranjar um bilhete / ingresso (am.)? 这附近有高尔夫球场吗? H- / T-- a--- p---- u- c---- d- g----? Há/ Tem (am.) aqui perto um campo de golfe? 这附近有网球场吗? H- / T-- a--- p---- u- c---- d- t----? Há/ Tem (am.) aqui perto um campo de té nis? 这附近有室内泳池吗? H- / T-- a--- p---- u-- p------ c------? Há/ Tem (am.) aqui perto uma piscina coberta? 45 [四十五] 在电影院里 45 [quarenta e cinco] No cinema 我们要去看电影。 N-- q------- i- a- c-----. Nó queremos ir ao cinema. s 今天上映一部好电影。 H--- v-- d-- u- b-- f----. H--- t---- u- b-- f---- ec----Hoje vai dar um bom filme. Hoje temem um bom filme em cartaz (am.). 这是一部新电影。 O f---- éc------------ n--- / u- l--------O filme écompletamente novo / um lan? amento (am.). 售票处在哪里? O--- e--- a c----? / O--- f--- a b--------Onde estáa caixa? / Onde fica a bilheteria (am.)? 还有空位吗? A---- h- / t-- l------? Ainda há/ tem (am.) lugares? 一张票多少钱? Q----- c----- o- b------- d- e------ / i-------Quanto custam os bilhetes de entrada / ingressos (am.)? 什么时候开演? Q----- c----- a s-----? Quando come? a sess? a o? 这电影演多长时间? Q----- t---- d----- o f----? Quanto tempo demora o filme? 能预定电影票吗? P--- s- r------- b------- / i--------? Pode se reservar bilhetes / ingressos? 我想坐在后面。 E- q---- s-------- / m- s----- a----. Eu quero sentar-me / me sentar (am.) atrá s. 我想坐在前面。 E- q---- s-------- / m- s----- àf-----. Eu quero sentar-me / me sentar (am.) àfrente. 我想坐在中间。 E- q---- s-------- / m- s----- n- m---. Eu quero sentar-me / me sentar (am.) no meio. 这部电影很精彩。 O f---- f-- e----------. O filme foi emocionante. 这部电影不无聊。 O f---- n-- f-- a--------- / c-------O filme n? foi aborrecido / cansativo (am.). o 但是原书比电影好多了。 M-- o l---- d- f---- f-- m-----. Mas o livro do filme foi melhor. 音乐怎么样? C--- f-- a m-----? / O q-- a---- d- m-----? Como foi a mú sica? / O que achou da mú sica? 演员们怎么样? C--- f---- o- a------? / O q-- a---- d-- a-----? Como foram os actores? / O que achou dos atores? 有英语字幕吗? H---- l------- e- i-----? Havia legendas em inglê s? 46 [四十六] 在迪厅里 46 [quarenta e seis] Na discoteca 这个位子是空的吗? E--- l---- a--- e--- l----? Este lugar aqui estálivre? 我可以坐在您旁边吗? P----- m- s----- a---? Posso- me sentar aqui? 很乐意。 C-- m---- p-----. Com muito prazer. 您觉得这音乐怎么样? C--- a--- a m-----? / O q-- a--- a m-----? Como acha a mú sica? / O que acha a mú sica? 有点儿太吵了。 U- p---- a--- / b--------- d-----. Um pouco alto / barulhento demais. 但是这个乐队演奏得很棒。 M-- a b---- / o g---- t--- b--. Mas a banda / o grupo toca bem. 您经常到这里来吗? V-- m----- v---- a---? Vem muitas vezes aqui? 不是的,这是第一次。 N--, éa p------- v--. N? éa primeira vez. o, 我以前没有来过这儿。 N---- e----- a---. Nunc}

我要回帖

更多关于 学葡萄牙语 的文章

更多推荐

版权声明:文章内容来源于网络,版权归原作者所有,如有侵权请点击这里与我们联系,我们将及时删除。

点击添加站长微信